Comerciários de São Paulo apoiam manifestação do setor sucroenergético

O mercado de cana de açúcar e seus derivados enfrenta uma das piores crises da história. Após anos de crescimento, a falta de apoio do governo federal e as políticas públicas voltadas apenas para o mercado petroleiro deixaram o setor em completo abandono. Mais de 300 mil demissões já foram feitas no Brasil em 1 ano no setor e a região oeste de São Paulo vem sentindo o efeito com mais força, tendo a economia altamente voltada para a produção de etanol.

Uma grande manifestação com mais de vinte mil pessoas foi realizada no dia 27 de Janeiro na cidade de Sertãozinho, a 356 km de São Paulo, para alertar o governo federal da grave situação da região e do setor em todo o Brasil. Cruzeiro e região estiverem representados pelo Presidente do Sincomerciários de Cruzeiro e Vereador Charles Fernandes. Todas as categorias pararam suas atividades neste dia e se encontraram formando um imenso contingente de trabalhadores que pacifica e ordeiramente reivindicaram seus direitos.

Com o baixo crescimento da economia atualmente e a estagnação de 2014, o apoio a esta indústria que emprega e gera energia renovável e sustentável, poderia ser um dos principais pilares de recuperação. Infelizmente os recentes movimentos da equipe econômica indicam que o caminho adotado será mais uma vez colocar sobre os ombros dos trabalhadores todos os ônus. Daí a importância de manifestações deste porte, mostrando que os movimentos sindicais não se calarão.

Sincomerciários

Site do sindicato dos empregados no comércio de Cruzeiro